Ansiedade respire fundo

A ansiedade faz parte dos nossos sentimentos, assim como o medo, ambas são uteis para nossas vidas.
Quando esses sentimentos se tornam intensos, persistentes e desproporcionais, pode afetar a vida e a rotina do individuo, trazendo sofrimento emocional, físico, social e até financeiro.
Transtorno de ansiedade acomete cerca de 7% da população mundial, sendo mais comum do que imaginamos.
A ansiedade costuma ser uma reação negativa e longa, referente a uma situação futura, antecipando esta situação, antes mesmo que ela aconteça, uma “pré-ocupação”.
Uma pessoa acometida com esse transtorno tem, por exemplo, medo de perder o controle, medo de ser prejudicado, sente se assustado, apreensivo, apresenta agitação física, sintomas físicos, atingindo assim níveis extremos e prejudiciais.
Esse transtorno pode ser desenvolvido por inúmeras causas; eventos traumáticos, utilização de drogas, fatores genéticos, interações sociais entre outros.
A ansiedade é importante para nossa sobrevivência, nos protege de possíveis ameaças, quando são reais e verdadeiras, ela se torna positiva.
O problema é quando começamos a formular situações inexistentes, exacerbadas e distorcidas tentando prever o que irá acontecer, gerando assim um desgaste emocional e fisiológico.
Frente a nossa situação atual e em meio a uma pandemia do Covid-19, é normal estarmos ansiosos, estressados e preocupados, o problema é quando esse sentimento se torna patológico e crônico, trazendo assim prejuízo psicológico nas nossas vidas.
Para controlar e diminuir a sensação de ansiedade veja essas dicas:
- Em vez de perguntar por que isso está acontecendo, reformule a pergunta para que isso esta acontecendo.
- Reduza o tempo de informações e seja seletivo.
- Aceite a situação atual e que você não esta no controle, e respeite as orientações dos especialistas.
- Olhe a situação de uma forma realista, sem entrar em pânico, pois isso vai acabar.
- Repita para si mesmo, isso é só uma fase, isso vai passar.
- Se estiver em tratamento medicamentoso, psicológico ou ambulatorial não pare.
- Trabalhar a respiração e ou fazer meditação também é eficaz, podemos encontrar gratuitamente vídeos aulas em aplicativos como youtube, entre outros.
E se depois de tentar utilizar essas dicas você ainda se sentir muito triste por um longo período, desesperançoso, com pensamentos pessimistas, medo exacerbado, pavor, crise de ansiedade, é de extrema importância buscar ajuda de um profissional qualificado, Psicólogo, Psiquiatra.
Renata Batista
Psicóloga Clinica CRP:06/145801