(11) 99278-9380
renatabatistapsicologa@gmail.com

Saúde mental em tempos de Coronavirus (COVID-19)

Saúde mental em tempos de Coronavirus (COVID-19)

No mês passado, fomos surpreendidos com o decreto de quarentena, você sabe qual a diferença entre quarentena e isolamento social?

Podemos dizer que a quarentena é uma medida social, uma reclusão de indivíduos sadios pelo período Máximo de incubação da doença, já o isolamento é segregar um doente do convívio de outras pessoas durante o período de transmissibilidade, a fim de evitar que outros indivíduos sejam infectados.

Para nós que somos seres extremamente sociáveis, ficar restrito ou isolado pode ser muito difícil, muitas vezes comprometendo nossa saúde emocional.

Sentimentos e emoções que antes estavam controlados podem se tornar evidentes, como a depressão, ansiedade entre outras. A mudança de rotina, convívio com pessoas por um longo período, lidar com o desconhecido, podem ser gatilhos para a intolerância, irritabilidade, medo e impaciência.

Neste momento delicado, é possível aproveitar para analisar nossas próprias vidas, conhecer-se melhor, se aproximar de pessoas que amamos, checar sua vida em termos familiares, financeiros, amorosos, o auto conhecimento pode ajudar a entender e superar momentos de stress.

Para proteger seu estado emocional e lidar melhor com o stress e a ansiedade você pode utilizar essas dicas: Restrinja a quantidade de informações, que você esta recebendo sobre o COVID-19.

Procure desfocar –se quando se sentir angustiado,faça algo que lhe de prazer. Crie uma rotina organize seus horários Não pense em longo prazo, planeja um dia de cada vez.

Utilize recursos tecnológicos e aplicativos para estar perto das pessoas que ama, isolado sim, sozinho nunca. Aproveite para colocar em pratica aquele projeto que estava parado por falta de tempo, leia, brinque com seus filhos. E se mesmo assim você estiver se sentindo ansioso, depressivo, com pensamentos suicidas, você pode ligar para o Centro de Valorização da Vida (CVV) 188 e procure um familiar, um medico ou um psicólogo.

Renata de Paula Batista
Psicóloga clinica CRP:06/145801
Essa matéria foi publicada na edição de Abril do Jornal Fato Paulista.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *